...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

domingo, 17 de agosto de 2014

Missa para Campos e assessores reúne milhares em praça do Recife


Cerimônia durou cerca de 2h; filho de Eduardo fez leitura do 1º ato religioso.
'Família está forte no amor que não morre', disse arcebispo de Olinda e Recife.

 Do G1 PE
Missa em homenagem a Eduardo Campos Gnews (Foto: Reprodução GloboNews)Missa em homenagem a Eduardo Campos, Carlos Percol e Alexandre Severo reuniu milhares na Praça da República, no Recife. Dom Fernando Saburido foi o celebrante (Foto: Reprodução GloboNews)
A missa campal de corpo presente do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do assessor de imprensa, Carlos Percol, e do fotógrafo Alexandre Severo, vítimas de um acidente aéreo na última quarta (13), em Santos (SP), foi celebrada neste domingo (17) pelo arcebispo de Olinda eRecife, dom Fernando Saburido. De acordo com a Polícia Militar, 130 mil pessoas passaram pelo local, até o início da tarde.
A família está forte no amor que não morre"
Dom Fernando Saburido,
arcebispo de Olinda e Recife
A celebração religiosa, que aconteceu na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, foi acompanhada por parentes, amigos e políticos, como a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o candidato a presidência pelo PSDB, Aécio Neves. Ao todo, pousaram no Aeroporto do Recife 63 aviões trazendo convidados para as cerimônias. A previsão é de que o retorno das aeronaves comece a ocorrer a partir das 13h.
A presidente Dilma Rousseff chegou pouco antes das 10h, acompanhada de Lula, e foi vaiada por alguns instantes, sendo depois aplaudida. Os dois foram recebidos pela família de Campos e por Marina Silva, escolhida para ser a candidata do PSB à Presidência da República no lugar do ex-governador
A mãe de Eduardo Campos, Ana Arraes, chegou visivelmente abalada, amparada pelo irmão, Guel Arraes. Os filhos de Campos e a viúva ficaram todo o tempo em torno do caixão. O irmão do ex-governador, Antônio Campos, agradeceu antes de se unir a família pelo carinho. "Nossa palavra é de agradecimento ao povo pernambucano e do Brasil pelo apoio e pelo caminho com todos", disse.
Missa em homenagem a Eduardo Campos Gnews (Foto: Reprodução GloboNews)Multidão se aglomera em torno do Palácio do Campo das Princesas; fila já alcança três quilômetros (Foto: Reprodução GloboNews)
O filho mais velho de Campos, João, ficou responsável pela primeira leitura do ato religioso. Os parentes de Percol e Severo também participaram da celebração, muito emocionados.  O arcebispo destacou a união da família e o amor que os fortalece. "No instante do acidente, todos os vitimados estavam unidos em torno de Eduardo Campos, nos mesmos ideiais, e participaram dessa morte. A família está forte no amor que não morre", destacou o religioso.
Entre as autoridades presentes estavam o ex-governador de São Paulo José Serra, os governadores Antônio Vilela Filho (AL), Agnelo Queiroz (DF), Renato Casagrande (ES), Jacques Wagner (BA), Gerlado Alckmin (SP); além do senador Aloysio Nunes, vice na chapa de Aécio, e o candidato ao governo de SP e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Outros ministros do governo Dilma também ficaram na área reservada aos parentes autoridades, como Aloízio Mercadante, da Casa Civil, e Ideli Salvati, de Direitos Humanos.
Velório começou na madrugada
O velório no Palácio foi iniciado às 2h deste domingo. Orações e músicas católicas foram entoadas pela população, junto com parentes e amigos das vítimas. Militantes do partido de Campos, o PSB, distribuíram bandeiras dePernambuco e outras com a pomba que é símbolo do partido, onde estava escrita a frase 'Não vamos desistir do Brasil', dita pelo governador, que também está em camisas usadas por parentes e amigos do ex-governador.
  
Cerca de 20 integrantes da Associação de Corredores da Jaqueira, bairro da Zona Norte da Capital, puxaram uma das salvas de palmas que por vezes surgiram no velório. “Viemos com parte da roupa em preto em sinal de luto. Passamos por aqui [Praça da República] todo domingo, mas hoje é especial, em memória às vítimas”, explica o líder do grupo, o bancário Lula Holanda.
A viúva do ex-governador, Renata Campos, passou a madrugada velando o marido e só saiu para descansar um pouco quando o dia já estava claro – em Pernambuco, começa a amanhecer por volta das 5h. A ex-senadora Marina Silva -- confirmada no sábado (16) pelo PSB como candidata à presidência no lugar de Campos -- que também esteve no velório durante a madrugada, se retirou por volta das 5h.
Enterro
Os sepultamentos de Eduardo Campos e de Percol serão no cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. O de Lyra será no setor 2, quadra 2, lote 34 do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Após a missa campal no Palácio das Princesas, prevista para começar às 10h, o corpo de Alexandre Severo também será levado para o Morada da Paz, na capela 4. O fotógrafo será cremado no local.
O corpo do ex-deputado federal e assessor de Campos Pedro Almeida Valadares Neto, conhecido como Pedrinho Valadares, de 48 anos, será sepultado em Aracaju (SE).
Parte da roupa de um grupo de corrida do bairro da Jaqueira é preta, em sinal de luto. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Parte da roupa de um grupo de corrida do bairro da Jaqueira é preta, em sinal de luto.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Acidente
Além do ex-governador Eduardo Campos, as outras vítimas do acidente foram os fotógrafos pernambucanos Alexandre Severo Marcelo Lyra; o  jornalista e assessor de imprensa Carlos Percol;Pedro Almeida Valadares Neto, assessor de campanha e ex-deputado federal; e os pilotosGeraldo Magela Barbosa da Cunha Marcos Martins.
acidente que matou Eduardo Campos aconteceu em Santos, SP, na manhã da quarta-feira (13). O jato particular caiu sobre um bairro residencial. Chovia no momento da queda. A Aeronáutica vai apurar as causas da queda do avião. Em paralelo, a Polícia Civil também investiga o caso para buscar possíveis responsáveis.
Supervisor de ônibus Josemar da Hora saiu do trabalho e seguiu para fazer homenagem a Eduardo Campos. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Supervisor de ônibus Josemar da Hora saiu do trabalho e seguiu para fazer homenagem a Eduardo Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com conciência não use o anônimato, aqui tem liberdade de expressão.