...

...
ATUALIZANDO SEMPRE A INFORMAÇÃO

segunda-feira, 31 de março de 2014

Seca provoca pragas de insetos que destroem plantações do Sertão da Paraíba

BRASIL vamos deixar de hipocrisia e mostra a tua CARA!

Apesar de algumas cidades do Sertão da Paraíba terem registrado altos índices pluviométricos nesses três primeiros meses do ano, a situação ainda não animou os agricultores nem as pessoas que moram nas regiões mais secas do estado.

A escassez de chuvas na maior parte árida da Paraíba tem provocado vários outros prejuízos que vão muito além do desabastecimento ou da queda na produtividade agrícola.

A seca e o desequilíbrio ecológico podem ser a causa de uma proliferação de pragas de insetos, como gafanhotos e lagartas, que prejudicam as plantações e a alimentação dos animais utilizados na pecuária.

Uma das áreas que está em situação de alerta devido a intensa presença de gafanhotos é a região de Cajazeiras, a 470 km de João Pessoa.

Esses insetos são capazes de destruir plantações, se alimentando das folhas, situação que é agravada pela falta de chuvas.

De acordo com o agrônomo Edilson Guedes, não existe uma data certa para que a proliferação aconteça, nem um local preciso. “As pragas se manifestam em qualquer região onde existam plantações de milho ou cana-de-açúcar, por exemplo".

O especialista defende que as chuvas são de extrema importância para diminuir a presença dos gafanhotos, por exemplo, de forma que eles não tragam prejuízos, mas lembra que os índices pluviométricos registrados ainda não foram suficientes para amenizar o problema. "A chuva pode ser uma arma no combate, mas em algumas regiões o volume ainda está muito baixo".

Enquanto a chuva não chega, o agrônomo explica que a única forma de combater a praga de gafanhotos de maneira mais rápida é a utilização de produtos tóxicos. "O veneno também vem sendo usado para conter as pragas, através de dedetizações”, disse ele.

A meteorologia é otimista, mas não pode garantir com exatidão que os graves problemas identificados com a seca no Sertão serão resolvidos com as previsões.

Segundo o meteorologista Alexandre Magno, da Agencia Executiva de Gestão das Águas, a perspectiva é de que no Cariri, Curimataú e Sertão chova com mais regularidade, até o final do primeiro semestre de 2014.

Já no Agreste, Brejo e Litoral, os índices podem ser acima das médias históricas.

Portal Correio

domingo, 30 de março de 2014

"ITCSP" DIVULGA O RESULTADO COM AS NOTAS DE TODOS OS INSCRITOS DO CONCURSO PÚBLICO DE CORONEL JOÃO PESSOA.

instituto de treinamento capacitacao e selecao de pessoal da paraiba ...

A EMPRESA "ITCSP" RESPONSÁVEL PELO CONCURSO PÚBLICO DE CORONEL JOÃO PESSOA/RN, DIVULGOU NO ÚLTIMO SÁBADO 29/04/2014 O RESULTADO DAS NOTAS OBTIDAS POR TODOS OS INSCRITOS.


 CLIQUE AQUI

sábado, 29 de março de 2014

Divulgado os locais das provas e a concorrência do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Coronel João Pessoa


A Prefeitura de Coronel João Pessoa divulgou a relação dos inscritos, a concorrência e os locais e horário de aplicação das provas do seu Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação em caráter temporário de profissionais para atendimento dos serviços da Estratégia da Saúde da Família-ESF, NASF, Unidades de Saúde de maior complexidade, Educadores para a Rede Municipal de Ensino, Serviços de Ação Social, Secretária de Obras e Serviços Urbanos e Secretária de Administração.

Conforme a publicação as provas serão aplicadas no dia 06 de abril (domingo) no horário das 08hrs ás 11hrs, na Escola Estadual Professor José Próspero situada a Rua Honório Januário e na Escola Municipal Doutor Severiano localizada na Rua Alcides Viana.

Concorrência – O Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Coronel João Pessoa registrou 350 candidatos inscritos. O cargo com maior concorrência foi o de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG) com um total de 119 inscritos para 8 vagas ofertadas, ou seja, uma concorrência de 14,88 candidatos por vaga.




*NOTICIAS DE SÃO MIGUEL

LEONARDO RÊGO É EXONERADO DO CARGO DE SECRETÁRIO SECRETÁRIO ESTADUAL.



A Chefe do Executivo Estadual do Estado do Rio Grande Norte, exonerou, a pedido, o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, do cargo de Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recurso Hídricos.

O ato governamental foi publicado no Diário Oficial deste sábado (29).

A saída do ex-prefeito da pasta estadual, já era previsível, e ao que tudo indica o mesmo irá disputar uma cadeira na câmara federal ou estadual, fato que vem sendo bastante especulado na região da tromba do elefante.

O momento político potiguar está a todo vapor, no que tange às alianças partidárias, nos próximos dias saberemos qual a verdadeira intenção ou motivação que fez Leonardo deixar a pasta.










*NOSSO PARANÁ RN

No AM, acidente entre micro-ônibus e caminhão mata mais de dez pessoas.

. Tragédia ocorreu em Manaus; grávida e bebê estão entre vítimas.

Um micro-ônibus e um caminhão bateram de frente por volta das 19h40 desta sexta-feira (28), na Avenida Djalma Batista, na Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo informações do IML, até as 02h00 de sábado (29), foram confirmadas a morte de 14 pessoas, entre elas os motoristas dos dois veículos, uma criança e uma grávida. O caminhão prestava serviços para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A prefeitura decretou luto oficial de três dias na capital.
Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local do acidente (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o local do acidente (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
De acordo com informações da polícia e de testemunhas, o caminhão trafegava no sentido bairro-centro quando perdeu o controle, atravessou o meio-fio e invadiu a contramão, batendo de frente com o coletivo, que fazia a linha 825 (Redenção-Bairro da Paz). Testemunhas disseram ainda que o micro-ônibus estava lotado e muitos passageiros estavam em pé no interior do veículo.
O eletricista Pablo Pessoa, de 23 anos, estava saindo de uma faculdade localizada em frente ao local do acidente e viu a colisão. "Vi uma S-10 [picape] vindo em alta velocidade. O motorista da S-10, que estava atrás da caçamba [caminhão], conseguiu passar dela. Ele disse que o motorista da caçamba estava em alta velocidade como se não tivesse conseguindo freiar. O motorista parou e veio falando 'esse cara tá doido, queria me bater'. Ele estava a 100 km por hora. Um passageiro chegou a sair pela janela e eu cheguei a socorrer, coloquei ele na calçada", disse.
Bombeiros contabilizaram oito vítimas fatais até às 21h30 (Foto: Rodrigo Sampaio)Bombeiros contabilizaram 12 vítimas fatais até às 21h30 (Foto: Rodrigo Sampaio)
Universitários que saíam de uma faculdade e funcionários de um posto de combustíveis ajudaram as vítimas. Segundo a frentista Tatiane Farai, o coletivo estava lotado. "O trânsito estava fluindo normalmente e tinha muitos passageiros no micro-ônibus. Muita gente ferida. Uma tragédia", disse ao G1. 
Parto 
Uma grávida estava no micro-ônibus. Ela morreu no local do acidente, segundo os bombeiros. Médicos chegaram a fazer o parto da criança, mas ela também não sobreviveu. De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Enzo Monteiro, as vítimas foram levadas para hospitais na capital. "Dez pessoas foram para o Hospital Pronto-Socorro 28 de agosto, seis para João Lúcio e quatro para SPAs do entorno", explicou.
Acidente ocorreu próximo a viaduto do Bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus (Foto: Jamile Alves/G1 AM)Acidente ocorreu próximo a viaduto do Bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Seis viaturas do Corpo de Bombeiros, 13 da Polícia Militar e 15 do Samu atenderam a ocorrência.
O vice-prefeito de Manaus, Hissa Abraão, foi ao local do acidente e anunciou luto oficial na capital. "Manaus vai decretar luto oficial de três dias. É prematuro apontar de quem foi o equívoco. Não sabemos se o motorista da caçamba teve uma morte súbita ao volante. Não há marcas de freio do outro lado da rua", disse Hissa Abrahão.


*G1

POLÍCIA DIVULGA FOTO DE SUSPEITO DE ASSASSINAR JOVEM EM PAU DOS FERROS.



PAU DOS FERROS (RN) - O Blog do JP teve acesso, em primeira mão, a identificação do suspeito de matar, na quarta-feira, 26, o jovem Lindonjohson Fabricio. 
Nesta sexta-feira, 28, a Juíza Ana Orgette de Souza Fernandes, atendendo a uma solicitação do Delegado Regional, Inácio Rodrigues, determinou a prisão temporária do Jovem Victor Eduardo Peixoto de Queiroz.
Segundo o Delegado, Inácio Rodrigues, todas as provas e informações levam a crer que Victor Eduardo foi o autor do disparo que ceifou a vida de Lindonjohson Fabricio, mais conhecido como Neguinho.O trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil resultou nesta conclusão. Informações que foram suficientes para que a juíza expedisse o mandato de prisão.
De acordo com o depoimento das testemunhas, que vão ter suas identidades preservadas, a motivação do crime teve início durante o carnaval, quando Lindonjohson e Victor brigaram, na cidade de Major Sales.
Passados alguns dias, Lindonjohson foi advertido que Victor estaria ameaçando-o. Como forma de solucionar o caso, no dia do crime, a vítima procurou o suposto autor e foi tirar satisfações, e, ao encontra-lo na rua, pilotando uma moto preta, perguntou se as ameaças eram verdadeiras e o suposto autor negou. E a conversa terminou quando Lindonjohson afirmou: “Se quiser me pegar, estou aqui na loja”.
Pouco tempo depois, em uma moto com as mesmas características da utilizada por Victor, o autor do crime veio e disparou contra Neguinho, informações que foram confirmadas pelas testemunhas que assistiram aos vídeos das câmeras de segurança dos estabelecimentos próximos.
Diante destes fatos, afirma o Delegado, é necessária a prisão de Victor Eduardo, para o melhor andamento das investigações, visto que o suspeito é considerado violento e já tem três passagens pela polícia sendo elas por Violência doméstica, estupro de vulnerável e porte ilegal de arma.
Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Victor Eduardo, deve entrar em contato com a polícia imediatamente através do número 190. 
Com informações e foto Blog do JP

Pau dos Ferros/RN: ausência de médicos plantonistas no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade(HRCCA) será alvo de investigação do Ministério Público Estadual.




O registro de declarações de pessoas junto ao Ministério Público da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros/RN, denunciando a ausência de médicos plantonistas no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, com descumprimento de carga horária, inclusive, apesar de haver escalas de plantão diariamente, levou o Dr. Paulo Roberto Andrade de Freitas, Promotor de Justiça em exercício naquela Promotoria, a instaurar Inquérito Civil para apurar detalhadamente os fatos.


Através da Portaria n° 0002/2014/3ª PmJ, datada de 26/03/2014, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte desta sexta-feira (28), o Promotor deu início aos trabalhos de investigação.

Leia a Portaria na íntegra:

“Portaria n° 0002/2014/3ª PmJ - O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, por seu Promotor de Justiça Substituto, em exercício na 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pau dos Ferros/RN, no exercício de suas atribuições legais, e com supedâneo no art. 127, caput, e art. 129, II e III, da CF/88; art. 26, I, da Lei nº 8.625/93; art. 68, I, da Lei Complementar Estadual nº 141/96;

CONSIDERANDO que a resolução nº 023/2007 (art. 2º, II), do Conselho Nacional do Ministério Público, e a Resolução nº 002/2008, expedida pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (art. 6º, § 2º), deram nova regulamentação à tramitação do Inquérito Civil no âmbito do Ministério Público estadual, determinando que, com base em notícia de fato (declarações reduzidas a termo), o Ministério Público deverá instaurar o Inquérito Civil, quando a notícia mostrar-se procedente;

CONSIDERANDO que o presente feito (Notícia de Fato) foi instaurado com o objetivo de apurar possível falta de médicos no Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN, apesar de haver escalas de plantões naquela unidade hospitalar;

CONSIDERANDO que tal prática acarreta um considerável prejuízo aos pacientes atendidos naquela unidade de saúde, com ofensa ao art. 196, e seguintes da CF/88, dentre outras normas; e

CONSIDERANDO, especificamente, as declarações dos senhores Hermécio José Almeida de Oliveira, José Neuzamar Cunha de Carvalho (Notícia de Fato nº 01.2012.00001544-0), Francisco Raniery Costa Lima (Notícia de Fato nº 01.2012.00001565-0), pessoa não identificada (Notícia de Fato nº 01.2013.00001928-3), Raimundo Nonato da Silva (Notícia de Fato nº 01.2013.00006697-6) e Aristóteles Carvalho Pinto (Notícia de Fato nº 01.2013.00006696-5);

RESOLVE instaurar Inquérito Civil com o objetivo de apurar a possível ausência de médicos plantonistas no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade, com descumprimento de carga horária, inclusive, apesar de haver escalas de plantão diárias, adotando as providências necessárias quanto às situações noticiadas nos procedimentos anteriormente mencionados, determinando, para tanto, as seguintes diligências iniciais:

1 – Registre-se e autue-se este feito como inquérito civil, em livro próprio;

2 – Publique-se a presente Portaria no Diário Oficial do Estado (art. 9º, inciso VI, da Resolução nº 002/2008 – CPJ);

3 – Comunique-se a instauração do presente Inquérito Civil, por meio eletrônico, ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde e, por meio do Relatório Mensal de Atividades, à Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte;

4 – Juntem-se todas as notícias de fato acima mencionadas ao presente procedimento, por guardarem pertinência temática, com os respectivos arquivamentos formais.

Registre-se. Autue-se. Numerem-se as folhas.

À secretaria para cumprimento.
Pau dos Ferros/RN, 26 de março de 2014
Paulo Roberto Andrade de Freitas
Promotor de Justiça Substituto”.

*nosso paraná rn

sexta-feira, 28 de março de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CORONEL JOÃO PESSOA DÁ AS BOAS VINDAS A MÉDICA CUBANA DR. MIRTA REGINA.


Foto: Secretaria de Saúde faz balanço de investimentos recentes e apresenta nova médica para trabalhar em Coronel João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel João Pessoa organizou uma reunião com a população e membros do legislativo municipal para apresentar a prestação de contas dos investimentos, receitas e despesas durante o ano de 2013 e também recepcionar a mais nova profissional médica que acaba de chegar ao município.

A reunião aconteceu no último dia 27 de março na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de várias autoridades, profissionais da saúde e a população local.  O Secretario Municipal de Saúde, Luiz Marcos Costa, abriu os trabalhos apresentando dados relevantes sobre os investimentos e despesas com a saúde do município, inclusive receitas oriundas das transferências recebidas do Ministério da Saúde e os recursos alocados por parte do município.

De acordo com a demanda local, o Secretario mostrou que o município de Coronel João Pessoa tem a área da saúde como prioridade, segundo os últimos investimentos e a aplicação de 31,5 % das receitas próprias em saúde, quando a obrigatoriedade constitucional é de apenas 15%.

Dados relevantes de exames e consultas particulares de alta e media complexidade paga com recursos próprios, através do consórcio intermunicipal de Saúde, também foram expostos. Luis Marcos apresentou relatórios que mostraram a aplicação de aproximadamente R$ 51 mil  para demandas em especialidades médicas, como: cardiologia, proctologia, ortopedia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ultrasonografia, entre outros. Estes investimentos atenderam 913 usuários de todo o município, incluindo moradores da zona rural.

Sobre exames laboratoriais, foram investidos cerca de R$ 80mil, como também a Prefeitura Municipal cumpriu todos os compromissos com cirurgias particulares na ordem de R$ 100 mil nos últimos meses. O Secretário Luis Marcos destacou a ampliação da Unidade Básica de Saúde - UBS do Centro da cidade, que atualmente encontra-se em pleno funcionamento, assim como a aquisição de materiais e equipamentos hospitalares na ordem de R$ 250mil, para a estruturação da Unidade de Saúde do Centro e posteriormente da Maternidade. Por isso, para os novos investimentos em estrutura de saúde, o Secretário também anunciou que em breve serão abertos os processos licitatórios para reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Caldeirão e da Maternidade Maria Leodona Pessoa.

Após a prestação de contas, o Secretário Luis Marcos aproveitou a oportunidade para apresentar a todos a Médica Intercambista do Programa Mais Médicos, Dra. Mirta Regina, que a partir de agora passa a trabalhar no município. A médica foi recebida com bastante entusiasmo pela população e em cerimonial pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Elenio Uelinton e demais membros do legislativo. A acolhida contou com a participação de servidores da saúde do município e convidados pessoense de várias localidades.

A Cubana Dra Mirta Regina, vai ficar no município pelos próximos três anos e vai compor uma das Equipes do Programa Saúde da Família. Segundo o Secretário Luís Marcos, “além de números e dados positivos a saúde de Coronel João Pessoa também conta com o trabalho humano e competente de todos os profissionais que se dedicam diariamente. Estamos felizes com a chegada da nova médica e certamente ela vai somar esforços junto a todos nós para que o nosso trabalho continue proporcionando mais qualidade de vida a toda população”, comenta o secretário.

Secretaria de Saúde faz balanço de investimentos recentes e apresenta nova médica para trabalhar em Coronel João Pessoa

A Secretaria Municipal de Saúde de Coronel João Pessoa organizou uma reunião com a população e membros do legislativo municipal para apresentar a prestação de contas dos investimentos, receitas e despesas durante o ano de 2013 e também recepcionar a mais nova profissional médica que acaba de chegar ao município.

A reunião aconteceu no último dia 27 de março na Câmara Municipal de Vereadores com a presença de várias autoridades, profissionais da saúde e a população local. O Secretario Municipal de Saúde, Luiz Marcos Costa, abriu os trabalhos apresentando dados relevantes sobre os investimentos e despesas com a saúde do município, inclusive receitas oriundas das transferências recebidas do Ministério da Saúde e os recursos alocados por parte do município.

De acordo com a demanda local, o Secretario mostrou que o município de Coronel João Pessoa tem a área da saúde como prioridade, segundo os últimos investimentos e a aplicação de 31,5 % das receitas próprias em saúde, quando a obrigatoriedade constitucional é de apenas 15%.

Dados relevantes de exames e consultas particulares de alta e media complexidade paga com recursos próprios, através do consórcio intermunicipal de Saúde, também foram expostos. Luis Marcos apresentou relatórios que mostraram a aplicação de aproximadamente R$ 51 mil para demandas em especialidades médicas, como: cardiologia, proctologia, ortopedia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, ultrasonografia, entre outros. Estes investimentos atenderam 913 usuários de todo o município, incluindo moradores da zona rural.

Sobre exames laboratoriais, foram investidos cerca de R$ 80mil, como também a Prefeitura Municipal cumpriu todos os compromissos com cirurgias particulares na ordem de R$ 100 mil nos últimos meses. O Secretário Luis Marcos destacou a ampliação da Unidade Básica de Saúde - UBS do Centro da cidade, que atualmente encontra-se em pleno funcionamento, assim como a aquisição de materiais e equipamentos hospitalares na ordem de R$ 250mil, para a estruturação da Unidade de Saúde do Centro e posteriormente da Maternidade. Por isso, para os novos investimentos em estrutura de saúde, o Secretário também anunciou que em breve serão abertos os processos licitatórios para reforma da Unidade Básica de Saúde da Vila Caldeirão e da Maternidade Maria Leodona Pessoa.

Após a prestação de contas, o Secretário Luis Marcos aproveitou a oportunidade para apresentar a todos a Médica Intercambista do Programa Mais Médicos, Dra. Mirta Regina, que a partir de agora passa a trabalhar no município. A médica foi recebida com bastante entusiasmo pela população e em cerimonial pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Elenio Uelinton e demais membros do legislativo. A acolhida contou com a participação de servidores da saúde do município e convidados pessoense de várias localidades.

A Cubana Dra Mirta Regina, vai ficar no município pelos próximos três anos e vai compor uma das Equipes do Programa Saúde da Família. Segundo o Secretário Luís Marcos, “além de números e dados positivos a saúde de Coronel João Pessoa também conta com o trabalho humano e competente de todos os profissionais que se dedicam diariamente. Estamos felizes com a chegada da nova médica e certamente ela vai somar esforços junto a todos nós para que o nosso trabalho continue proporcionando mais qualidade de vida a toda população”, comenta o secretário.

Foto







EDITAL DA DATA DE APLICAÇÃO DE PROVAS DO PROCESSO DE SELETIVA DE CORONEL JOÃO PESSOA



O Município de Coronel João Pessoa, publica Edital nº. 002/2014, referente ao Processo Seletivo Simplificado, que trás a nova data para realização das provas.

As provas serão realizadas dia 06 de abril de 2014, nas Escolas Doutor Severiano e José Prospero.









Acessem o link e confiram as demais informações:

MULHERES SÃO AS PRINCIPAIS CULPADAS POR ATAQUES SEXUAIS, APONTA PESQUISA DO "IPEA'.

minissaia_370

Realizada entre maio e junho de 2013, uma nova rodada da pesquisa SIPS/Ipea (Sistema de Indicadores de Percepção Social) divulgada ontem (2 7), revelou que 91% dos brasileiros defendem, totalmente ou parcialmente, a prisão para homens que batem em suas companheiras.  A tendência em concordar com punição severa para a violência doméstica ultrapassa as fronteiras sociais, com pouca variação segundo região, sexo, raça, idade, religião, renda, ou educação: “78% dos 3.810 entrevistados concordaram totalmente com a prisão para maridos que batem em suas esposas”, afirma o documento.  No entanto, esses dados não permitem pressupor um alto grau de intolerância da sociedade brasileira à violência contra a mulher. Quase três quintos dos entrevistados, 58%, responderam que “se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros”.  Quando a questão é se “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”, 63% concordaram, total ou parcialmente. Da mesma forma, 89% dos entrevistados concordaram que “a roupa suja deve ser lavada em casa”; e 82% que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. De acordo com os autores do estudo, as percepções manifestadas indicam que a população ainda “adere majoritariamente a uma visão de família nuclear patriarcal, ainda que sob uma versão moderna”. Assim, “embora o homem seja ainda percebido como o chefe da família, seus direitos sobre a mulher não são irrestritos, e excluem as formas mais abertas e extremas de violência”.  Rafael Osorio, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, explicou que outras formas de violência estão sendo percebidas pela população. “Existe atualmente uma rejeição da violência física e simbólica – xingamentos, tortura psicológica –, no entanto, 42% das pessoas acreditam que a mulher é culpada pela violência sexual”, afirmou. Outro fator que chama a atenção são os casos de estupro dentro do casamento. “27% das pessoas concordam que a mulher deve ceder aos desejos do marido mesmo sem estar com desejo, e esse é um dado perigoso.” Variações Inspirado numa grande pesquisa nacional realizada na Colômbia, em 2009, que investigou aspectos relacionados aos hábitos, atitudes, percepções e práticas individuais, sociais e institucionais no que diz respeito à violência de gênero, o SIPS também buscou outras opiniões relacionadas à questão da discriminação e do sexismo. Em um sentido mais geral, 50% dos respondentes concordaram total ou parcialmente com a afirmação “casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos outros casais”. Entretanto, diante de uma formulação mais incisiva, de que “o casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido”, mais da metade, 52%, concordaram com a proibição. Quando a situação é ainda mais concreta, de explicitação de uma relação homossexual em público, a oposição cresce: mais de 59% concordam total ou parcialmente que “incomoda ver dois homens, ou duas mulheres, se beijando na boca em público”. Contribuições Estiveram presentes ao debate a secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea Natália Fontoura, e Nina Madsen, do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFMEA), que fez a apresentação Entraves Institucionais ao Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: construindo diagnósticos. Aparecida Gonçalves explicou que mesmo com a Lei Maria da Penha o número de mulheres assassinadas com boletim de ocorrência registrado ainda é alto, e por isso “todas as políticas públicas existentes devem ser preparadas para atender as mulheres”. Segundo ela, “temos apenas 521 delegacias especializadas para atender mulheres no Brasil, o que é pouco”. Lourdes Bandeira, secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres, fez os comentários finais. Ela disse que a violência doméstica é um tema delicado e que deve ser tratado com afinco. “Tratar a violência doméstica é tratar o espaço, porque ele revela as relações de intimidade e privacidade. Isso tanto para a violência física quanto sexual”, concluiu IPEA.marketing digital.

*SÃO MIGUEL EM ALTA

COMUNICADO: ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO PESSOA


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL JOÃO PESSOA

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
EDITAL Nº. 002/2014 DE 25 DE MARÇO DE 2014

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ATENDIMENTO A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA-ESF, NASF E UNIDADES DE SAÚDE DE MAIOR COMPLEXIDADE DO MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, EDUCADORES PARA A REDE MUNICIPAL DE ENSINO, SERVIÇOS DE AÇÃO SOCIAL, SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS E SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO.
O prefeito municipal de Coronel João Pessoa, no uso de suas atribuições legais e em consonância com as leis municipais, resolve:

ART – 1º inserir vagas para portadores de deficiência, de acordo com a legislação e critérios estabelecidos, a seguir:

1 - DAS CONDIÇÕES GERAIS PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA

1.1. Às pessoas com deficiência é assegurado o percentual de 5% (cinco por cento) das vagas existentes ou das que vierem a surgir no prazo de validade do Concurso Público, para cada Cargo/Área/Especialidade, desde que os cargos pretendidos sejam compatíveis com a deficiência que possuem, conforme estabelece o Artigo 37, Inciso VIII, da Constituição Federal; Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, regulamentada pelo Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02 de dezembro 2004.

1.2. Caso a aplicação do percentual de que trata a cabeça deste artigo resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

1.3. Às pessoas com deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pela legislação, é assegurado o direito de inscrição para a reserva de vagas em Concurso Público, devendo ser observada a compatibilidade das atribuições com a deficiência que possuem.

1.4. O candidato com deficiência deverá estar ciente das atribuições do Cargo para o qual se inscreve e de que, no caso de vir a exercê-lo, estará sujeito à avaliação de desempenho, para fins de aprovação no estágio probatório.

1.5. O candidato que, no ato do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, não indicar sua condição de pessoa com deficiência e não cumprir o determinado neste Edital terá a sua inscrição processada como candidato de ampla concorrência e não poderá alegar posteriormente essa condição para reivindicar a prerrogativa legal.

1.6. Fica estabelecido vagas para portador de deficiência de acordo com o percentual estabelecido no item 1.1 do artigo 1º. Deste edital.

Art – 2º - Fica adiada a data da prova para o dia 06 de Abril de 2014, as 08:00, nas escolas Municipal Doutor Severiano e Estadual José Prospero.

Art – 3º - As provas terão duração de 03 (três) horas.

Art – 4º - as datas de resultado, gabaritos, recursos, provas de títulos, além de concorrência e salas serão divulgados na pagina da prefeitura municipal de coronel João pessoa e nos blogs de circulação locais no dia 28/03/2014 a partir das 14:00.

Prefeitura Municipal de Coronel João Pessoa, em 25 de fevereiro de 2014.

MARIA DE FÁTIMA ALVES DA COSTA
Secretário Municipal de Administração, Finanças, Planejamento e Orçamento

FRANCISCO ALVES DA COSTA
Prefeito

Publicado por:
Walkei Paulo Pessoa Freitas
Código Identificador:54F81A97

Matéria publicada no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE no dia 26/03/2014. Edição 1122
A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site:
http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/